Tempo Vip leva experiências únicas para a Espanha

Por: Luiz Eugênio de Castro

Há quase duas décadas, a Tempo Vip vem redefinindo o turismo em Portugal, proporcionando experiências únicas e autênticas aos seus clientes. Em 2023, a DMC (Destination Management Company) deu um passo audacioso, expandindo suas operações para a Espanha, prometendo um cenário ainda mais inovador e emocionante. Em entrevista exclusiva ao Check Hotels, Danilo Cerqueira, CEO e fundador da companhia, comentou sobre o novo cenário, destacando o seu legado no campo do turismo de luxo.

A Espanha é um destino turístico rico e diversificado, mas com um mercado já consolidado. Para Danilo, isso representou um desafio, mas também uma oportunidade. “A verdade é que a Espanha é um país super rico, tem muitas coisas fantásticas, mas também é um país que está muito consolidado a nível de oferta turística. Se por um lado isso é bom porque você tem muita opção, por outro lado, as pessoas que lá trabalham estão muito acostumadas com aquilo que elas fazem e, como está funcionando, tem pouca motivação para inovar. É aí que a gente entra”, explicou ele.

Dessa forma, Cerqueira optou pela expansão do negócio que domina em terras lusófonas desde 2004, e o projeto foi positivo. “A introdução no mercado [espanhol] foi espetacular, no Brasil as pessoas já conheciam nosso produto e somos uma referência em Portugal. Por isso, foi natural o crescimento e a resposta do mercado tem sido fantástico”, destacou.

Danilo Cerqueira, CEO e fundador da Tempo Vip | Foto: Divulgação
Danilo Cerqueira, CEO e fundador da Tempo Vip | Foto: Divulgação
Como tudo começou

A história da Tempo Vip se iniciou quando Danilo, nascido em Salvador, chegou a Portugal há 19 anos. Vindo de um histórico no turismo brasileiro, sua curiosidade sobre a indústria na Europa levou-o a uma ideia: fundar uma empresa de transportes de luxo. “Foi a forma que eu encontrei de entrar no mercado e perceber como as coisas funcionavam. Assim, comecei a minha jornada de empreendedor dentro do turismo de Portugal”, revelou.

Contudo, com a chegada de empresas de transporte como a Uber, Danilo e a Tempo Vip viram a necessidade de uma mudança. Foi nesse momento que eles perceberam o poder das experiências como um novo paradigma do turismo. Antes, que era o que nós fazíamos, quase toda a realidade do turismo funcionava em duas dimensões: geográfica e histórica. Você viajava e o ato de viajar significava sair do ponto A para o ponto B, chegar lá, ouvir uma história, ler alguma coisa e assim se repetia por onde você fosse. A ideia de experiências, dentro do processo de viagem, foi algo praticamente novo. Nessa altura, eu pensei: ‘vamos criar esse portfólio de experiências em Portugal inteiro'”, recordou.

Foi com esse olhar ambicioso e visionário que Cerqueira e sua equipe abraçaram o novo conceito, desenvolvendo uma abordagem com três pilares: essência, tangibilidade e contextualização. “Criamos um conceito que é a base do nosso portfólio, que diz que a experiência é formada por três pilares: a essência, ou seja, aquilo que dá uma característica interessante e única ao ambiente… Depois, essa essência precisa ser palpável, tem que ser vista, saboreada, escutada, sentida de alguma forma.  Se eu conseguir unir essas duas coisas, eu vou ter automaticamente um produto. Um motivo para a pessoa chegar naquele lugar. E a terceira, ainda mais importante, é a contextualização. Não adianta ter a essência e a tangibilidade fora de determinado contexto. Fica vago, vira coisa para turista”, expôs o CEO.

Com pesquisa minuciosa e uma abordagem inovadora, eles criaram um portfólio com mais de 400 experiências em Portugal. “Eu desenvolvi um monte de coisa, fui no terreno, pesquisei, tive um outside look, foi um trabalho muito mais fácil para alguém como eu que estava acostumado com aquele mundo. Depois, nós criamos o nosso website para as pessoas terem acesso apenas às informações que as interessavam. E aí, começamos a agregar hotelaria, guias e foi um processo natural, até virarmos a DMC de referência em Portugal”, complementou.

O progresso era evidente, até que em 2020 a pandemia da Covid-19 teve início à nível mundial. Foi mais um momento para recalcular a rota. Danilo viu outra oportunidade dentro na situação caótica e apostou nos influenciadores de viagem para divulgar o seu trabalho: “Coloquei em prática um projeto que estava na gaveta há muito tempo. Eu tinha as 400 experiências, coisas fantásticas que todo mundo queria, mas quando eu tentava vender, era muito difícil transmitir a noção de valor agregado ao longo da cadeira, ou seja, eu sabia o que era mas o cliente não entendia a percepção desse valor. Nessa altura, começou a moda de influencers de viagens que produziam conteúdo para as pessoas que iam consumir. Essas pessoas realmente entendem do destino, com a perspectiva de quem sabe o que é preciso para vender cada um dos produtos”.

“E aí, durante os dois anos da pandemia, fizemos 1200 vídeos sobre absolutamente tudo o que existia em Portugal. E assim, o nosso cliente, independente de onde estivesse, conseguia ter a noção exata do que a gente estava oferecendo para ele, independente de sua posição geográfica”, acrescentou Cerqueira.

Um dos grandes diferenciais da Tempo Vip, além do fato de que seus guias falam português, espanhol e inglês, é que o site é muito completo e de fácil navegação. É possível, inclusive, encontrar itinerários prontos que servem de inspiração para os agentes de viagens e os fazem ganhar tempo na hora de sugerir algo criativo para seus clientes. No site está tudo bem explicadinho, com mais de 220 vídeos detalhados e fotos que passam informações específicas sobre as sugestões.

Experiências surpreendentes

Atualmente, a Tempo Vip oferece mais de 190 experiências na Espanha, cada uma única à sua maneira. Além de todo país ibérico, a empresa opera também as ilhas Baleares: Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera. Os passeios estão divididos em amplas categorias que vão desde arte, culinária e fotografia, passando por aventura a bordo de barcos e bicicletas, até herança árabe e judaica. É possível fazer um roteiro todo de luxo, por exemplo, ou ainda um bem romântico, sustentável ou até mesmo vintage.

Outra possibilidade é conhecer os proprietários dos locais visitados. Um passeio chamado Visita Exclusiva a Quinta e Palacete Vinícola, em Mallorca, por exemplo, permite que o visitante vá a uma quinta tradicional onde os vinhos são produzidos há séculos. O proprietário é que abre as portas do seu palacete com objetos de sua família, conta a história e tradição local e oferece uma degustação de vinho.

Passeio Visita Exclusiva a Quinta e Palacete Vinícola, em Mallorca na Espanha | Foto: Divulgação
Passeio Visita Exclusiva a Quinta e Palacete Vinícola, em Mallorca na Espanha | Foto: Divulgação

“Na Região da Costa Brava, por exemplo, eu não tinha ideia que era tão bonita. Pedra de um lado, pedra do outro. Temos um provedor que conhece aquilo como a palma da mão dele e conseguimos fazer um evento privado em uma cala que cabe 10 pessoas. O acesso até lá é feito em um barquinho super clássico da região por 20 minutos. É uma experiência fantástica para qualquer pessoa, independente do dinheiro que ela tenha”, relatou ele.

“Já em Toledo, tem o tour das chaves de Toledo. É feito por um historiador que tem relações com a Câmara Municipal de Toledo e literalmente tem as chaves de todos os calabouços que existem na cidade. Ou seja, você está caminhando numa praça e de repente, o calabouço se abre, fazendo com que você desça e visite a cidade por baixo. Isso é algo que não está disponível para todos, é super exclusivo”, continuou.

Planos para o futuro

Depois de se tornar referência em Portugal e na Espanha, Danilo não pretende parar. Questionado sobre planos de expansão da Tempo Vip em mais países, o CEO da DMC revelou: “Nesse momento, eu tenho que dar um passo de cada vez. Mas, provavelmente, olharemos o Marrocos com outros olhos, daqui a mais um ano e meio, dois anos. Exatamente com a mesma lógica de procurar. A gente não inventa nada, o que nós fazemos é a curadoria. É perceber, dentro daquela realidade toda, o que é que faz mais sentido para o tipo de cliente que nós temos. Todo o nosso portfólio é feito com base em questões culturais dos nossos clientes e não com base no que tem pra vender no destino”.

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