Hoje, 28 de junho, o mundo entra em sintonia para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Mas o que seria isso? Pra que serve? Porque essa comunidade merece um dia inteiramente para eles? Tudo começou em Stonewall. Nesta mesma data, em 1969, policiais invadiram o bar Stonewall, em Nova York, e prenderam vários frequentadores, em especial travestis e drag queens porque usavam roupas do sexo oposto. Nos 5 dias seguintes, centenas de pessoas se reuniram na frente do bar para protestar contra a violência minoritária. E assim nasceu o mês e o dia do Orgulho LGBT.
Mas o que isso tem haver com hotelaria? Bom, para isso, precisamos de um panorama do turismo LGBT. A Associação Internacional de Turismo LGBT+ (IGLTA) divulgou os dados de uma pesquisa feita com 15 mil viajantes sobre tendências do Turismo LGBT+ pós-pandemia. Dois terços (64%) dos entrevistados que vivem no país afirmaram que poderiam viajar antes do final de 2020 por motivos não essenciais, contanto que haja protocolos de segurança globais consolidados. Isso não é de se chocar visto que a edição de 2019 da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo movimentou R$ 403 milhões na economia da capital paulista, reunindo três milhões de pessoas, conforme a organização. Com o atual crescimento e cada vez mais reconhecimento mundial do segmento, o Brasil é o país que tem o maior potencial econômico para crescer com o turismo LGBT na América Latina, de acordo com o estudo mais recente do Fórum de Turismo LGBT realizado pela Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT).
Apesar disso, as campanhas publicitárias de hotéis e destinos turísticos são dominadas por casais heterossexuais ou protagonizadas pro casais do mesmo sexo apenas durante o mês de junho. Por isso, Check Hotelsentrou em contato com os principais hotéis nacionais para conversarmos sobre as medidas de inclusão que esses empreendimentos estão desenvolvendo. Veja abaixo os posicionamento:
A rede Accor, responsável por diversos hotéis no Brasil como Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Santa Teresa Hotel MGallery e Grand Mercure São Paulo, trabalha todos os anos ações voltadas para o público LGBTI+. Inclusive acabou de ser eleita pela 2ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Great Place to Work (GPTW) LGBTQI+ 2021, ocupando o 3º lugar na lista.
“Em 2017, a Accor foi a primeira empresa do grupo hoteleiro a aderir ao Fórum de Empresas LGBT+, se tornando signatária da Carta de Adesão aos 10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT+. Em 2018, a rede lançou o guia “Compromisso com a Diversidade” que apresenta dados estatísticos de Marketing voltado para o consumo desse público, conceitos básicos mais abrangentes, glossário, datas comemorativas e um guia para experiência positiva do hóspede. Essa cartilha foi distribuída para todos os hotéis da Accor no Brasil e utilizada como treinamento para as equipes. Ainda no mesmo ano, a empresa lançou o Manual de Recrutamento LGBT+, que serve para a conscientização dos recrutadores na tratativa de candidatos LGBT+ durante os processos seletivos. Para garantir a construção dessa estratégia e implementação das ações, a empresa conta com um comitê gestor LGBT+ que conta com membros voluntários de diversas áreas. Para o mês do orgulho, o ALL – Accor Live Limitless (Programa de Fidelidade Accor), trouxe uma condição incrível para celebrarmos o orgulho LGBTI+ da melhor forma: todos os hotéis da cidade do Rio de Janeiro com até 30% de desconto e café da manhã incluso para hospedagens até o dia 29.“
A equipe do Copacabana Palace possui um Grupo de Trabalho sobre Diversidade, com membros que vão desde diretores até analistas para debater e desenvolver ações sobre o assunto. O grupo é recente, mas já conseguiu engajar a equipe e desenvolver ações bem interessantes. Entre elas:
– Montagem do mural informativo/educacional sobre o significado da sigla LGBTQIA+;
– Material educativo sobre frases que não devem ser usadas e suas contextualizações, trazendo luz a seu teor discriminatório frente a comunidade LGBTQIA+ ;
– Mudança da senha rede wifi para “Diversidade” para demonstrar apoio ao tema;
– Iniciativa para inclusão do campo “Prefered Name” na página de cadastro para potenciais vagas (Belmond Careers). Ação foi criada pelo comitê do Copacabana Palace e teve adesão de todo o grupo Belmond;
– Na semana do orgulho LGBTQIA+, toda a equipe foi convidada para participação de palestra com apoio do Comitê de Diversidade e um especialista sobre o assunto.
O hotel paulistano afirmou que a diversidade se faz presente em seu quadro de funcionários e que todos recebem o treinamento adequado para lidar com os hóspedes.
“O Emiliano é um hotel que abraça todos os hóspedes e funcionários, respeitamos a individualidade de cada ser humano e valorizamos a diversidade. Nossa cultura de empresa há 20 anos é de não termos religião, time de futebol ou partido político, contratamos pessoas independente da escolha sexual, cor, raça ou religião, nossos profissionais são de todas as partes do Brasil e do Mundo. Nosso manual do funcionário possui as orientações de conduta e respeito entre todos, além do treinamento de cultura da empresa, todos os novos funcionários passam por treinamento e recebem esse material antes de iniciar o trabalho.”
O hotel desenvolveu uma frente de medidas inclusivas que oferecem descontos promocionais até o final do ano, ações internas que celebram o orgulho e treinamento diferenciado para equipe.
“Teremos até o fim do ano a Campanha de Hospedagem Hyatt Pride. A Hyatt apoia a comunidade LGBTQIA+ e nessa oferta comemorativa, nossos hóspedes garantem até 20% de desconto utilizando o código de oferta especial PRIDE. Oferta válida exclusivamente pelo site e até o final do ano. Temos também um comitê interno de funcionários chamado HyPride e dentro desse grupo surgiram ideias de fomentar esse mês de celebração. Uma das ações envolve todo o time a utilizar bottons com o nosso “Rainbow heart” – que é um símbolo criado pela rede especificamente para promover a campanha Pride todos os anos. Como celebração, na fachada do hotel, 4 dos nossos 7 mastros estão com a bandeira LGBTQIA+ hasteada em apoio a comunidade, durante o mês de junho; um drink comemorativo ficará fixo no nosso menu até o fim do ano e a partir da próxima semana distribuiremos, para os nossos hóspedes, pulseiras coloridas no estilo “senhor do bomfim” com as frases “+ orgulho + pride/+ empatia + empathy / + amor + love / + diversidade + diversity + / + respeito + respect“.’
Os hotéis da rede no Brasil (Hilton Copacabana; Hilton Barra da Tijuca; Hilton Morumbi; Canopy Hilton São Paulo) seguem o mesmo caminho das unidades internacionais: ampla diversidade em sua equipe de funcionários. Algumas das medidas incluem o Launching Courageous Conversations, uma série de conversas globais apresentando líderes de pensamento internos e externos para explorar elementos de aliança, equidade e inclusão, e a criação de novos programas de desenvolvimento de liderança projetados nos níveis corporativo e hoteleiro da organização.
No Rio, o JW Marriott Rio Hotel iluminará sua fachada com as cores do arco-íris durante todo o mês de junho em apoio ao mês do Orgulho. Além disso, os hotéis da América Latina e Caribe da rede prepararam um pacote promocional durante todo o mês de junho que oferece: café da manhã para dois adultos, 20% de desconto em bares e restaurantes do hotel, 20% de desconto em itens selecionados no “The Market”, estacionamento cortesia e check-out tardio (sujeito a disponibilidade).
“A Marriott International há muitos anos apoia a diversidade, equidade e inclusão, e nosso compromisso com a causa nunca foi tão forte quanto agora”, diz Brian King, presidente para as regiões do Caribe e América Latina. “O Mês do Orgulho LGBTQ+ é uma das muitas maneiras de a empresa prestigiar e demonstrar seu apoio a essa comunidade. Nós acreditamos que todos são bem-vindos, em todos os lugares”
Para celebrar o mês do orgulho, o Renaissance São Paulo Hotel pensou em algo visual como celebração, criou um painel com as cores do arco-íris em frente à propriedade para que as pessoas possam fazer selfies e celebrar em suas redes. Além disso, há 8 anos consecutivos a fachada do hotel é iluminada.
Nós usamos Cookies para ter certeza que você terá a melhor experiência em nosso Website.
Você pode controlar como seus Cookies são configurados em seu navegador. Para acessar este
WebSite você concorda com o uso de Cookies. Também deverá acessar nossas Políticas de privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.