Limpeza e boa higiene serão o novo luxo pós-pandemia

No Brasil o novo coronavírus surgiu em março, pelo mundo, especula-se que o maléfico vírus vinha ganhando protagonismo em dezembro do ano passado. Foi no dia 11 de março de 2020 que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do então vírus que dominou nossos noticiários. Vale ressaltar que a última vez que a OMS decretou pandemia foi no ano de 2009, por conta da Influenza A (H1N1). Desde o mês de março o mundo inteiro veio apresentando mudanças. A industria global passou então a pensar e criar para a nova era pós-pandemia. Álcool – gel – líquido -, máscaras, luvas, isolamento social, delivery e o famoso “fique em casa” nunca foram tão mencionados e acabaram se tornaram mais que indispensáveis nas nossas vidas.

Os hotéis mais famosos do mundo fecharam suas portas, o turismo parou e a recessão imperou. Mas e agora? Onde isso tudo vai parar? Seria precoce, e muito, apostarmos e estimarmos como será o novo padrão dos hotéis mundo afora depois que este cenário passar, mas ainda bem que existem as pesquisas e os bons entendedores do tema, estes sim podem antecipar um novo comportamento que começa a aparecer.

Uma piscina com borda infinita, vista inigualável, localização, mordomos e até mesmo aquele quarto mega luxuoso, ambos podem perder seu patamar de primeiro lugar na hora de se escolher um hotel para a agora famosa “limpeza”. Estes procedimentos de agora em diante, segundo especialistas, serão os mais reconhecidos por viajantes no planeta. Mesmo com a criação de uma vacina, que decretaria o fim do pesadelo, estima-se que ainda assim o comportamento do consumidor exigirá mais rigor neste departamento chamado “boa higiene”.

A Globaldata divulgou uma análise sobre os hábitos de consumo para um período pós-pandemia. Segundo a pesquisa, 85% dos consumidores globais tem um nível extremo ou muito alto com o surto da covid-19. Ralph Hollister, da empresa responsável pela pesquisa, declarou que os consumidores darão muita importância no quesito limpeza quanto no preço e na localização.

Imagens de cidades como Roma e Milão, na Itália, e Nova York, nos EUA, que tiveram seus isolamentos afrouxados e permissão para começarem a retomar seus comércios, nos antecipa como será este novo “padrão” de comportamento de agora em diante. Limpeza, higiene e proteção são os novos queridinhos. Esta é a nova era. Hotéis dos mais badalados possíveis se preparam para atender a essa nova expectativa daqueles que o consumem.

Mulher toma café usando um protetor facial durante a reabertura do comércio em Roma | Foto: Yara Nardi/Reuters
Mulher toma café usando um protetor facial durante a reabertura do comércio em Roma | Foto: Yara Nardi/Reuters
Pessoas tentam manter o distanciamento social enquanto aproveitam o sábado de sol no no Brooklyn, em NY | Foto: Eduardo Munoz / Reuters
Pessoas tentam manter o distanciamento social enquanto aproveitam o sábado de sol no no Brooklyn, em NY | Foto: Eduardo Munoz / Reuters
Cliente tem a temperatura corporal medida ao entrar em uma loja em Milão | Foto: Miguel Medina/AFP
Cliente tem a temperatura corporal medida ao entrar em uma loja em Milão | Foto: Miguel Medina/AFP

A Marriott International, dona de um conglomerado de hotéis, com sua marca presente em mais de 130 países, divulgou recentemente através de um comunicado assinado por Arne Sorenson, presidente e CEO da marca, sobre o novo protocolo de segurança e higienização do grupo, que aumenta os padrões de limpeza em meio à pandemia. Foi lançado o Marriott Global Cleanliness Council, conselho para minimizar os riscos de saúde dos hóspedes. Novos recursos tecnológicos também serão utilizados como os pulverizadores eletrostáticos, com desinfetante de nível hospitalar, e luz ultravioleta. Especialistas internos e externos em segurança de alimentos e água, higiene e prevenção de infecções e operações de hotéis, este conselho trabalhará para desenvolver uma nova geração de padrões, normas e comportamentos globais de limpeza de hospitalidade para as mais de 7.300 propriedades em todo o mundo.

Outros hotéis de cadeias internacionais como Meliã, InterContinental Hotels Group e Accor, também estudam medidas e algumas já estão sendo colocadas em prática, tudo isso para saírem à frente quando o isolamento social acabar. Vai ser preciso também despertar a confiança do hóspede, afinal, como garantir que aquele quarto foi desinfetado? Criatividade, tecnologia e inovação não irão faltar, CH aposta!

Funcionário da Marriott utiliza pulverizador eletrostático para limpar áreas públicas | Foto: Reprodução
Funcionário da Marriott utiliza pulverizador eletrostático para limpar áreas públicas | Foto: Reprodução

FIQUE POR DENTRO

O World Travel & Tourism Council, conselho Mundial de Viagens e Turismo, (WTTC, na sigla em inglês) definiu uma série de protocolos para a hotelaria vencer o coronavírus com a confiança do viajante quando as fronteiras forem reabertas. “Os protocolos refletem a nova imagem do Turismo e buscam a reativação do setor, a recuperação de empregos e o ressarcimento das enormes perdas que a indústria sofreu por conta da pandemia“, alerta a presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara Manso. “É fundamental que haja coordenação e que se implementem medidas globais para reconquistarmos a confiança do consumidor. Isso tudo precisa ser adotado pelos governos e setor privado“, completou.

PROTOCOLOS PARA OS HOTÉIS

– Limpeza profunda e lavagem das mãos entre funcionários, hóspedes e convidados;
– Desinfecção dos cartões e chaves dos quartos e incentivo ao pagamento eletrônico;
– Desinfetantes para as mãos a base de álcool em todos os andares, entradas e saídas;
– Desinfecção de controles de TV, interruptores de luz, termostatos e maçanetas;
– Limpeza e redução de capacidade máxima dos elevadores, assim como o incentivo ao uso de escadas;
– Sempre que possível, entregar o café da manhã no apartamento e
– Em caso de existência dos bufês, garantir que os hóspedes não manipulem os alimentos.

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

– Limpeza profunda e distanciamento social com sinalização visual especial;
– Uso de máscaras e, se possível, escaneamento térmico;
– Incentivo ao uso de tecnologia em itens como mapas (digitais), gestão de filas, cardápios (eletrônicos) e compras (virtuais);
– Disponibilização de dispositivos para pagamento sem contato e emissão de recibo eletrônico, além de wi-fi gratuito;
– Disponibilização desinfetante para mãos nas entradas e saídas das lojas, banheiros e outros pontos de comum acesso;
– Gerenciamento de assentos e filas de acordo com os requisitos de distanciamento social e
– Limitação da capacidade máxima de estacionamentos para evitar aglomerações.

 

Assine a nossa Newsletter!

© COPYRIGHT 2024 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CHECK HOTELS