Cresce interesse por hospedagem pet friendly no Brasil
Passados meses de isolamento social, os brasileiros querem viajar e não abrem mão da companhia de seus bichos de estimação. De acordo com informações levantadas pela Decode, empresa de dados e client acquisition, após a quarentena, aumentaram as buscas por “viajar”, coincidindo no mesmo período com a procura pelas expressões “hotel pet friendly“, que teve aumento de 238%, e “como levar cachorro no avião”, que cresceu 170%. O crescimento alavancou também outras tendências de viagem, que compartilhamos a seguir.
Após uma queda no início deste ano, a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares fizeram a procura por “viajar” aumentar 65%. As principais buscas relacionadas ao termo que tiveram aumento significativo neste fim de ano foram: viajar barato (+126%), lugares para viajar no Brasil (+114%) e viajar de avião (+91%).
No que diz respeito à reserva de acomodações, as pessoas têm pesquisado por plataformas e aplicativos, com destaque para Airbnb (aumento de 181%), Booking (+146%) e Trivago (+75%). As modalidades de hospedagem com maior procura neste mês de dezembro foram Hotel (1 milhão de buscas), Pousada (368 mil) e Hotel fazenda (300 mil).
Para entender melhor os planos e intenções dos possíveis viajantes, a Decode analisou mais de 96 mil tweets e, a partir das menções que se referem a viagens, detectou que: 56% contam que têm viagem programada; 15% sentem saudades de viajar; 12% têm planos, mas não marcaram ainda; 9% não irão viajar por conta da COVID-19, e 8% não fizeram planos.
Para Lucas Fontelles, Head de Consumer Insights da Decode, o aumento é expressivo, mas diante das restrições, ainda é cedo para se falar em plena recuperação do setor turístico. “O comportamento nas buscas indica viagens voltadas para o turismo doméstico. O que se sobressai como oportunidade é adequação dos espaços para essa tendência pet friendly que aparece forte nesse cenário“, pontua.
A Decode é uma empresa de dados e client acquisition que, a cada semana, realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.