Fairmont Copacabana: o verdadeiro lifestyle carioca com toda segurança que a pandemia pede
Por Vinícius Belo
O ano de 2020 reforçou aos viajantes que o destino doméstico é a melhor opção para o atual momento que enfrentamos. A pandemia de Covid-19 chamou a atenção daqueles que amam dormir fora de casa, que não necessariamente é preciso enfrentar horas de viagem pois muitas vezes pertinho de você, no seu bairro, pode haver um oásis maravilhoso para desfrutá-lo. Ao adentrar por um looby de hotel, aproveitar uma piscina, uma vista fabulosa e ainda relaxar em uma suíte com cama king size, fazem você embarcar na magia de uma super viagem e até uma miniférias sem que você saia da sua própria cidade.
Aqui em CH já falamos algumas vezes sobre staycation. O termo, que em português significa algo como ”tirar férias na própria cidade”, ganhou força na pandemia. Nunca visto, viajantes estão incluindo hotéis e pousadas próximas de suas residências como um super programa para o momento. E por que não aproveitar para conhecer suítes maravilhosas que ficam bem próximas de você?
Um dos mais novos hotéis de luxo da Cidade Maravilhosa é o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Aberto oficialmente no dia 05 de agosto de 2019, com festa de inauguração no dia 12 de novembro do mesmo ano, o hotel passou a ser o primeiro Fairmont da América do Sul, ocupando o icônico prédio do Posto 6 na Praia de Copacabana.
Com menos de 01 ano de uso – o hotel teve que encerrar as operações em abril deste ano, devido à pandemia, retomando suas atividades em 01 de setembro -, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana possui um design inspirado no glamour do Rio de Janeiro dos anos 1950, proposta gastronômica apurada e experiências de viagem personalizadas, o hotel de propriedade da AccorInvest e administrado pela Fairmont Hotels & Resorts (do grupo Accor) tem como missão fortalecer a cidade como destino de luxo, atraindo visitantes e criando genuínas conexões cariocas.
Desde que reabriu, o hotel passou a carregar o selo AllSafe da Accor em parceria com a Bureau Veritas, que garante a implantação e execução global do novo protocolo de acolhimento da Accor. A marca que sempre prezou pelos mais altos padrões de higiene e limpeza em suas propriedades agora adota medidas ainda mais rígidas de sanitização, de acordo com as necessidades atuais, priorizando a segurança e o bem-estar de todos.
Os protocolos do selo AllSafe preveem medidas de segurança em todos os ambientes do Fairmont Rio. Todos os hóspedes têm temperatura medida ao chegarem ao hotel, que também adotou uma demarcação no piso das áreas comuns para indicar distanciamento social. No Fairmont, álcool em gel em todos os ambientes, assim como embalagens individuais do produto e máscaras disponíveis na recepção. Os colaboradores, depois de passarem por programa de formação e treinamento, mostram estar devidamente protegidos por EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras, luvas e aventais, adequados à função desempenhada.
A limpeza de espaços, objetos, superfícies e locais de circulação e contato constantes também foi intensificada e feita com produtos que atendem aos mais altos níveis de desinfecção exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O intervalo entre estadias no Fairmont passou a ser de 24 horas para cada quarto, e todo o enxoval é ensacado ainda dentro da suíte e lavado a altas temperaturas para desinfecção.
No quarto, objetos, como controles remotos, são lacrados após a limpeza e aparelhos de ar condicionado passaram por manutenção e troca de filtros ainda mais frequentes.
Na área de alimentos e bebidas, foram definidos padrões acima das exigências estabelecidas pelo governo e órgãos reguladores, incluindo a alteração do tipo de serviço para “à la carte” e a retirada do buffet exposto.
Mesas do Marine Restô, Spirit Copa Bar e Coa&Co Café ficaram a pelo menos 1,5 metro de distância umas das outras, e os cardápios físicos foram substituídos por versões digitais acessadas por QR Code ou recebidas pelo WhatsApp, evitando assim que clientes manuseiem objetos compartilhados. O Room Service também passou a entregar alimentos em embalagens lacradas para cada hóspede.
Procedimentos específicos de limpeza e manutenção das piscinas, com avaliação regular do nível de cloro, também seguem de maneira intensificada, além do controle de frequência. O número de hóspedes também passou a ser limitado na academia, que possui equipamentos afastados e limpos após cada uso.
Foram dois anos de obras para que o projeto ganhasse vida. Sob a direção de Netto Moreira. O projeto foi assinado por Patricia Anastassiadis. A atmosfera local, assim como materiais e criações de designers brasileiros, estão presentes em todos os ambientes e áreas comuns do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. São 375 quartos com varandas – sendo 68 suítes, duas piscinas, Spa, Fitness Center e Centro de Convenções e Eventos Sociais com 13 salas de reuniões distribuídas em 1.500 metros quadrados. Uma elegante concept store instalada no hall de entrada tem curadoria da H.Stern.