The Peninsula, rede de hotéis de luxo, realiza premiação de carros clássicos em Londres

A rede internacional de hotéis de luxo, The Peninsula, anualmente celebra os carros clássicos mais excepcionais do mundo com o evento ‘The Peninsula Classics Best of the Best Award’. Este ano, a premiação acontece no dia 3 de setembro, no recém inaugurado The Peninsula London, e oito modelos finalistas disputam o prêmio.

Todos os concorrentes selecionados foram vencedores dos mais importantes e concorridos prêmios, eventos e concursos de design automobilísticos de 2023, como Best of Show de 2023 no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, Best of Show 2023 no The Amelia, Best of Show no Goodwood Cartier Style et Luxe Concours of Elegance de 2023, dentre outras premiações. Entre os veículos finalistas, foram selecionados modelos renomados dentro do mercado de luxo e de design, sendo eles uma Duesenberg Model J Speedster de 1935, a Ferrari 410 Superamerica “Superfast” Coupé de 1956, uma Ferrari 250 MM Berlinetta de 1953, a Mercedes-Benz 540K Spezial Roadster de 1937, uma Bugatti 57S Roadster de 1937 com carroceria da Corsica, o Bentley 4.25 litros Rothschild Sedanca Coupé de 1937, o Voisin C25 Aerodyne de 1935, Maserati A6GCS/53 Spyder de 1955.

Os jurados que participaram da seleção dos finalistas do The Peninsula Classics 2023 Best of the Best Award incluíram diversos nomes prestigiados do design automotivo, como Ian Cameron, ex-Diretor de Design da Rolls-Royce Motor Cars; o Diretor de Design da Ferrari, Flavio Manzoni; o Diretor de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener; o ex-Chefe de Design da BMW, Chris Bangle; e os veneráveis designers Fabio Filippini e Peter Brock. O painel de jurados também inclui entusiastas do automobilismo, realeza e celebridades como HRH Príncipe Michael de Kent, do Reino Unido; Sua Alteza Rana Manvendra Singh de Barwani, da Índia; o ícone da moda Ralph Lauren; o renomado arquiteto Peter Marino e o aclamado apresentador de televisão Jay Leno.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conheça mais sobre cada um dos modelos nomeados ao prêmio:

Entre os finalistas está um Duesenberg Model J Speedster de 1935, que ganhou o cobiçado prêmio Best of Show de 2023 no Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Dos 481 Duesenberg Model Js produzidos, apenas 38 foram supercharger; e apenas 30 chassis foram entregues a encarroçadoras europeias; sendo que apenas um deles – este carro em particular – foi para a empresa Gurney Nutting. Este SJ é considerado um modelo único por ser especialmente desenhado através da encomenda do Maharajah Holkar, governador de Indore (Índia) durante 1926 a 1956, quando tinha 28 anos. O carro é equipado com um motor supercharger e um chassi de distância entre eixos de 3.8 metros.

Outra seleção de destaque que está concorrendo este ano é um modelo Voisin C25 Aerodyne de 1935, que foi selecionado como Best of Show 2023 no The Amelia e também ganhou o Pebble Beach Concours d’Elegance em 2011. Exibido pela primeira vez em 1935 na Lyon Fair e no Concours d’Elegance na Place Bellecour, o Aerodyne era considerado um modelo de vanguarda, mesmo sendo desenhado em uma era onde os designers possuíam um olhar mais progressivo. Com sua pintura de dois tons, faróis baixos embutidos, para-lamas traseiros cobertos e teto retrátil automatizado, o modelo é hoje reconhecido como uma obra-prima Art Déco. No total, foram produzidos 28 C25s, incluindo seis Aerodynes, porém acredita-se que apenas quatro desses carros sobrevivem hoje.

Também entre os finalistas está um Bentley 4.25 litros Rothschild Sedanca Coupé de 1937, que ganhou o Best of Show no Goodwood Cartier Style et Luxe Concours of Elegance de 2023. Originalmente encomendado em 1936 pela Condessa Yvonne Lydia Cahen d’Anvers, Madame de Rothschild, figura importante que ajudou a salvar crianças e mulheres judias durante a Segunda Guerra Mundial, o carro foi projetado pelo recém-nomeado designer da Gurney Nutting, o jovem de 23 anos John Blatchley – que foi recepcionado na fábrica de Derby com um cartão de construção de chassi marcado como “Rothschild”, sendo encarregado de interpretar a encomenda para transformar em design. Ele submeteu seus desenhos à Condessa, que os aprovou com entusiasmo; o design resultante levou quase um ano para ser construído.

O único Bugatti no grupo de finalistas deste ano, um Bugatti 57S Roadster de 1937 com carroceria da Corsica, foi premiado como Best of Show no Salon Privé de 2023. Em 1969, quando o engenheiro William Turnbull se tornou o quinto proprietário do carro, ele descobriu durante a restauração que o chassi não era um 57S padrão; na verdade, tinha a mesma especificação dos carros de Grand Prix. Como apenas um desses carros de corrida é conhecido por existir, acredita-se que seja o chassi “Tank” desaparecido da equipe de Grand Prix de 1936.

O próximo finalista, o Mercedes-Benz 540K Spezial Roadster de 1937, ganhou o prêmio Best of Show 2023 no Pebble Beach Concours d’Elegance. De acordo com uma cópia do documento original da Kommission, o carro foi encomendado para o Rei Mohammad Zahir Shah do Afeganistão em maio de 1937 e foi entregue a ele em Cabul naquele setembro. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o carro foi enviado para a França e armazenado na Embaixada do Afeganistão em Paris, onde permaneceu até 1948. O rei então deu o carro ao seu genro, que o trouxe para a Inglaterra em 1950 e o dirigiu apenas ocasionalmente em Londres até 1952.

Três ícones italianos também estão incluídos na lista de concorrentes deste ano. O primeiro, uma Ferrari 250 MM Berlinetta de 1953, eleita Best of Show no Cavallino Classic de 2023. Em 1953, o carro foi conduzido na Mille Miglia pelo Conde Bruno Sterzi, bem como em outras corridas como a 12 Horas de Pescara e a Coppa d’Oro delle Dolomiti. Mais tarde, o carro foi modificado com um para-brisa dividido, aberturas na janela traseira, uma trava central única no capô e listras cromadas abaixo das portas antes de ser retornado à sua configuração original pelo atual proprietário.

Também na disputa está o Maserati A6GCS/53 Spyder de 1955, que ganhou Best of Show 2023 no Concours of Elegance Hampton Court Palace. O carro é um dos três únicos Maserati A6GCS/53 Spyders com carroceria de Pietro Frua. Em 1960, após passar para a posse do seu primeiro proprietário nos EUA, Jack Eubank, foi exibido em vários concursos na Califórnia, incluindo Pebble Beach em 1964.

O último concorrente de 2023 é a Ferrari 410 Superamerica “Superfast” Coupé de 1956, vencedor do prêmio Best of Show no The Quail, A Motorsports Gathering 2023. Com uma carroceria única de Pinin Farina com aletas traseiras futuristas e um motor V-12 de 4,9 litros com ignição dupla e 24 velas – desenvolvido por Aurelio Lampredi para o Ferrari 410 Sport de longa distância, foi o original “Superfast” e um dos carros de turismo mais rápidos da sua época.

The Peninsula
THE PENINSULA / FOTO: DIVULGAÇÃO

Assine a nossa Newsletter!

© COPYRIGHT 2024 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CHECK HOTELS