Fazzenda Park Hotel registra aumento de receita através das vendas online
O e-commerce tem movimentado e revolucionado todos os mercados em que se encontra. Na hotelaria isso não é diferente. O novo método de vendas tem ganhado um espaço cada vez maior e levando resultados positivos em vendas e ocupação. O Fazzenda Park Hotel, localizado em Gaspar (SC), registrou em 2022 uma representatividade das vendas digitais de 16% da ocupação total do hotel e um aumento de receita de 23% em relação a 2021.
A Black Friday também apresentou dados relevantes nas vendas digitais, sendo que 46% das vendas totais vieram diretamente do canal de venda direto. Em um dia comum é normal ter em torno de 4.200 acessos, já no dia de promoções foram 28.000 acessos. Para 2023, a expectativa é de um crescimento ainda maior. “Já estamos alcançando ótimos resultados, visto que estamos apenas no início do ano e com 47% dos room night’s do ano passado no canal digital”, complementa Ana Caroline Segata, responsável pelo setor de e-commerce do Fazzenda.
“Em 2022 realizamos grandes investimentos no setor, como uma consultoria que nos acompanha diariamente e que têm o objetivo de analisar e nos direcionar sobre qual a melhor forma de performar mais nos canais digitais. Participamos também de grandes convenções como a RD Summit, que se trata de um evento focado em marketing digital e vendas, e a WTM Latin America, um evento B2B de viagens e turismo da América Latina”, conta Ana.
Importância do e-commerce
Especialmente durante e após a pandemia, a indústria do turismo precisou alterar alguns processos para se adequar ao cenário. Um deles foi o fortalecimento do e-commerce devido ao aumento da preferência do público em realizar suas compras em plataformas virtuais. Desde então, o e-commerce vem influenciando na ocupação do hotel, especialmente em datas específicas com possíveis quartos vazios e que as vendas precisam ser impulsionadas. Para isso foram criadas estratégias para atrair viajantes não apenas nas vendas diretas, mas também em vendas por outros canais como telefone e e-mail.
No Fazzenda Park Hotel, o processo é realizado pelo próprio canal digital, mas também conta com uma lista de Agências de Viagens Online (OTA’s), como Booking, Expedia, Hoteis.com e Decolar e operadoras parceiras.
Segundo a responsável pelo setor, 59% das vendas pelo e-commerce derivam do próprio canal digital. “Podemos dizer que esse dado é reflexo de um canal adequado em termos de estruturação e qualidade de serviços, estamos sempre à procura de ferramentas que apresentem clareza e objetividade e que facilitem a compra”. E complementa: “Nosso e-commerce é automatizado, portanto integra com sistemas, ferramentas e monitora dados em tempo real, além de realizar ações automáticas como disparar e-mails e alimentar allotments que são definidos previamente pelo setor”.
O setor de vendas digitais ainda tem outros desafios, como fidelizar ou trazer novos clientes para sua carteira. “Muitas pessoas têm preferência em realizar suas compras em ambientes virtuais pela facilidade do processo e no âmbito do turismo não é diferente. A estratégia possibilita vantagens que métodos tradicionais de venda não conseguem alcançar, como por exemplo engajar o visitante que abandona o carrinho após a primeira visita ou ter presença digital para que o hotel possa ser encontrado com facilidade por potenciais clientes”, finaliza.
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