Cantô e Shiso, do Grand Hyatt Rio, lançam novas cartas de drinques assinadas por Alex Mesquita

As cartas de drinques dos restaurantes do resort urbano Grand Hyatt Rio de JaneiroCantô Gastrô & Lounge e Shiso, estão de cara nova. Elaborados pelo premiado mixologista Alex Mesquita, os novos drinques vão de versões dos clássicos da coquetelaria até composições autorais, a fim de agradar a todos os paladares.

Alex Mesquita | Foto: Lipe Borges
Alex Mesquita | Foto: Lipe Borges

No Cantô Gastrô & Lounge, os drinques seguem a proposta do restaurante de trazer brasilidade ao paladar, unindo passado, presente e futuro, e enaltecendo o atual momento de crescimento da coquetelaria no país. Entre as novidades, receitas como o Açaí Sour (R$ 51), que leva, além do licor do fruto típico da Região Norte, suco de limão taiti, vermute seco, xarope de açúcar e emulsificante, e ainda cinco coquetéis à base de cachaça branca: Macunaíma (R$ 38), com suco de limão taiti, xarope de açúcar e fernet; Rabo de Galo (R$ 35)com vermute rosso e cynar; O Viajante (R$ 40), com jerez fino, xarope de caju, suco de limão siciliano e bitter aromático brasileiro; Zé Carioca (R$ 44), com erva mate, limão taiti, geleia de damasco e bitter aromático brasileiro; e o Revolução Brasileira (R$ 45), com licor de amaretto, suco de abacaxi, suco de limão taiti e canelaClássicos da coquetelaria mundial como o Fitzgerald (R$ 39), o Cosmopolitan (R$ 46), o Apple Martini (R$ 46), o Penicillin (R$ 40) e o Bee´s Knees (R$ 45) também integram a carta, que possui ao todo, 13 drinques.

Cantô Macunaína | Foto: Lipe Borges
Cantô Macunaína | Foto: Lipe Borges
Cantô Açaí | Foto: Lipe Borges
Cantô Açaí | Foto: Lipe Borges

No Shiso, restaurante japonês premiado, a carta criada por Alex Mesquita é baseada no Omotenashi, que significa arte de servir. “Todos os coquetéis foram inspirados em grandes bares do Japão, com a utilização do termo circulador, a tecnologia mais avançada para se obter sabores mais equilibrados, únicos e exclusivos. São oito novas receitas simbolizando, por meio da ‘mística do número oito’, a união perfeita das duas forças do Universo. A energia que vem da terra, e sobe para o universo, e a energia que desce para ser descarregada na terra”, explicou o mixologista que coleciona prêmios e recentemente foi reconhecido como Bartender do Ano no Rio de Janeiro.

Os drinques têm estética elegante, harmonizando perfeitamente com as opções do menu criado pelo chef Guilherme Campos. Entre as novas sugestões, um fizz, uma das famílias de coquetéis mais conhecidas do mundo, e um sour. O Shiso Fizz (R$ 56) é feito com shochu de cevada, a bebida alcoólica mais consumida do Japão, xarope de shiso, cinzano rosso infusionado com pepino, água de flor de laranjeira e água com gás; e o Matcha Sour (R$ 56) é feito com gin japonês, xarope de matcha, suco de limão siciliano e bitter de laranja. Outra novidade é o Thian Shen (R$ 46), à base de vodka infusionada com pera, noilly prat, xarope de chá oolong e sumo de limão siciliano. O Sweet Akira (R$ 40)também chega à carta, com jerez seco, aperol, xarope de lichia, suco de maracujá e bitter de cereja. Para homenagear o bartender Kazuo Uyeda, criador do Hard Shake, Alex desenvolveu o Mr. Uyeda (R$ 52), com whisky The Chita, cinzano rosso, noilly Prat e óleo de gergelim torrado.

Shiso | Foto: Lipe Borges
Shiso Fizz | Foto: Lipe Borges
Shiso Sweet Akira | Foto: Lipe Borges
Shiso Sweet Akira | Foto: Lipe Borges

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