E se prestarmos mais atenção nos hotéis que contribuem no combate à Covid-19?
Sabemos que a industria do turismo num todo é a mais injustiçada dentre todas as outras neste cenário de pandemia. A próxima viagem? Só Deus e o universo sabem quando. Quem tinha um destino confirmado e pôde cancelar ou remarcar em tempo, ótimo. Aqueles que remarcam passaram suas reservas para o final do ano – sem nenhuma certeza de que irão concluí-las -, ou até mesmo para o ano de 2021. O turismo perdeu R$ 14 bilhões em março com crise do coronavírus. A verdade é que com o encerramento temporário das operações dos hotéis de grande, médio, e pequeno porte, muitos, infelizmente, não irão conseguir driblar toda a crise e provavelmente encerrarão em definitivo suas atividades. Assistimos das nossas casas hotéis emblemáticos e que nunca antes vimos na história fecharem suas portas, como por exemplo o Belmond Copacabana Palace, o hotel mais histórico do Rio de Janeiro, fechado pela primeira vez desde que foi inaugurado no ano de 1923. A pergunta é: será que viajantes e apaixonados por hotéis ao voltarem a viajar após a pandemia, darão importância para as empresas que se preocuparam e contribuíram no combate à Covid-19?
O politicamente correto nunca esteve tão em alta nos últimos dias, assim como já está mais do que comprovado, quando uma marca faz o bem para a humanidade, ela tem quase sempre a preferencia do consumidor. Além de pedir socorro aos bancos e ao governo para que não se afundem e com isso não tenham que demitir milhares de funcionários, a indústria hoteleira anda preocupada não somente com a sua situação econômica mas também em amparar aqueles que estão de frente no combate ao novo coronavírus, e não só isso, em contribuir nesta causa que é mundial.
Reunimos aqui algumas das principais iniciativas criadas por diversos hotéis ao redor do mundo e principalmente aqueles que estão no Brasil, Check Hotels prestará mais atenção nestas empresas a partir de hoje, e vocês?
O Four Seasons Hotel New York, nos Estados Unidos, começou a receber gratuitamente profissionais da saúde que estão trabalhando diariamente no combate ao coronavírus, durante a pandemia global. O hotel foi transformado em três dias para receber, sem custo, equipes de médicos, enfermeiros e socorristas. Diante da enorme demanda, o hotel firmou parcerias com hospitais e associações médicas selecionadas para gerenciar o processo de reservas diretamente com as equipes que estão na linha de frente da batalha em Nova York, que se tornou o epicentro global da pandemia.
Os hotéis e restaurantes operados pela Accor estão promovendo uma onda de solidariedade na América do Sul, doando perecíveis, roupas de cama, amenities e móveis para colaboradores e instituições de caridade. E em alguns casos, a ajuda vai mais além. No Mercure Florianópolis Convention, por exemplo, um casal recém-chegado à capital catarinense teve problemas com sua mudança e não encontrou lojas de móveis abertas para comprar mobiliário para a casa nova.
Como o casal se hospedou antes no hotel para esperar a mudança chegar, o hotel emprestou gratuitamente móveis e acessórios como roupas de cama, TV, frigobar, mesa, entre outros. Além disso, também receberam um apoio da equipe de manutenção do hotel, por conta da eletricidade da nova casa.
Na sede da empresa em São Paulo, a tradicional distribuição de ovos de Páscoa para os colaboradores foi substituída por uma doação de todos os ovos de chocolate para as associações Santa Terezinha e Centro Social Menino Jesus, onde pessoas carentes são atendidas.
Ainda na capital paulista, o Pullman São Paulo Vila Olímpia deu seus produtos perecíveis para os colaboradores do hotel e os hotéis Ibis e Ibis Budget São Paulo Morumbi doaram seus perecíveis para o Centro Cambuci, que atende moradores de rua. Ao todo, o hotel encaminhou para a entidade 160 kits de alimentos e bebidas, como leite, doces (delicatessen), pão, frutas e legumes.
Além dos ovos de páscoa doados pela sede da Accor, o Centro Social Menino Jesus recebeu do Ibis São Paulo Tatuapé produtos perecíveis. A ONG é uma das instituições atendidas no Brasil pela Accor Solidarity, fundação da empresa que há mais de dez anos atua no mundo com o propósito de promover o desenvolvimento social por meio do financiamento de projetos sociais e estímulo ao voluntariado.
No Rio de Janeiro, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana promoveu doação de amenities, perecíveis, uniformes e roupas de cama ao Centro de Reabilitação Instituto Manassés. Na capital do Paraná, o Novotel Curitiba doou mais de 250 quilos de alimentos para a Associação Pequeno Cotolengo, que abriga pessoas com deficiência. Na mesma cidade, o Ibis Styles Curitiba Batel forneceu perecíveis para a Associação ACRIDAS, que abriga crianças e órfãos vítimas de violência.
Em Alagoas, o Mercure Maceió distribuiu suas roupas de cama e banho para a Casa Ranquineto Fraternidade, associação religiosa que está construindo um abrigo para moradores de rua durante a pandemia. Já o Ibis Styles Goiânia doou produtos perecíveis para colaboradores do hotel.
A Associação Cozinheiros do Bem, que fornece alimentos para moradores de rua na cidade de Novo Hamburgo (RS), recebeu do Ibis Novo Hamburgo produtos perecíveis. E a Casa Vida, que apoia pacientes em terapias intensivas em pequenas aldeias e comunidades de Vitória da Conquista (BA), recebeu do Ibis Styles Vitória da Conquista roupas de cama e banho e produtos perecíveis.
Em outros países da América do Sul, os hotéis da Accor também optaram em ajudar os mais necessitados. Na Argentina, o Mercure Iguazu cedeu donativos, como alimentos e bebidas, para a instituição El Hogar de Día, que apoia crianças e adolescentes carentes. O hotel também doou duas camas para o Hospital Municipal.
No MGallery Manto Lima, no Peru, os colaboradores do hotel também receberam produtos perecíveis. Ainda na capital peruana, a polícia local e a Casa Ronald McDonald, que atende crianças carentes, receberam produtos perecíveis do Pullman Lima San Isidro.
Na Colômbia, o Sofitel Legend Santa Clara cedeu para a Fundação Santa Ana alimentos, amenities e roupas de cama. O material será usado por moradores de rua, atendidos pela entidade. E o Pullman San Martin Viña del Mar, no Chile, doou os produtos perecíveis do hotel para seus funcionários.
A rede Blue Tree Hotels acomodará em suas unidades profissionais de saúde que estão na linha de frente para combater à covid-19 no Brasil. A equipe de funcionários foi treinada por especialistas sobre os protocolos de higiene e segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para fazer a solicitação das reservas, entre em contato pelo e-mail contatobluetree@bluetree.com.br, informando o nome da empresa, setor de atuação, número de pessoas e de quartos e condição de cada profissional (isolamento total ou parcial).
O hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em conjunto com redes parceiras, doaram materiais para a produção de cerca de 700 máscaras que foram entregues para unidades de saúde e uma casa de repouso para idosos em Brasília, para ajudar no combate à pandemia do coronavírus.
Foi organizada a doação de todos os insumos e alimentos perecíveis dos restaurantes do Grupo Fasano em São Paulo. Parte destes alimentos foi doada em uma ação conjunta entre os chefs Luca Gozzani, do Fasano, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó. O Fasano doou os insumos e as refeições/marmitas foram preparadas pela equipe do Rodrigo. Já a outra parte foi doada para a ONG Santa Fé, totalizando quase 1000 quilos de hortifruti, 1500 ovos, 150 quilos de queijos variados, entre outros.
Emiliano
O grupo Emiliano, que possui hotéis em São Paulo e no Rio de Janeiro, está promovendo uma série de ações positivas na luta contra o coronavírus. O Restaurante Emile já doou mais de 1.543 quilos de insumos para o Banco de Alimentos da Gastromotiva, que atende pessoas carentes no Rio. E a ação Pijama do Bem reverte ainda o valor das peças, feitas com lençóis do hotel, para a ONG Meninos de Luz, projeto de educação que atende crianças das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, vizinhas da unidade carioca. Além disso, o grupo está organizando doação de enxoval para hospitais em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas aguarda da Rede D’Or a confirmação dos endereços contemplados com a ação.
A Emiliano também tem realizado um trabalho nas redes sociais para quem está em isolamento social, incluindo o compartilhamento de receitas, playlists de músicas e mais dicas de como levar a experiência dos hotéis Emiliano para dentro de casa.
O hotel Grand Hyatt São Paulo doou 1.400 roupas de cama, incluindo lençóis, fronhas e duvet, que é o edredom mais leve, para o Centro Médico Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro (SP) e o Centro de Especialidades Municipal Quarteirão da Saúde, de Diadema (SP). O objetivo é ajudar as instituições médicas no combate à pandemia do coronavírus. O diretor geral do hotel da capital paulista, Eduardo Bressane, afirma que diante do cenário fragilizado que o mundo está enfrentando, o empreendimento apoia e ressalta a importância de ajudar o sistema de saúde.
O The Beverly Hills Hotel, da Califórnia, promoveu uma série de ações de caridade em meio à pandemia do coronavírus, que tem como um dos principais afetados os Estados Unidos. O hotel distribuiu 1,2 mil saladas McCarthy e 200 saladas Nancy Reagan para todos os socorristas e equipe médica, 2,2 mil saladas McCarthy e 200 saladas Nancy Reagan a todos os funcionários do Hospital Infantil de Los Angeles e também 3,2 mil saladas McCarthy, sopas de tortilha e pacotes de cuidados (com itens para alimentar a família por até uma semana) a qualquer pessoa do setor de hospitalidade que tenha sido demitida ou com salários reduzidos.
A GJP Hotels & Resorts iniciou uma campanha solidária e fez doação de três toneladas de mantimentos para oito entidades em várias cidades do Brasil. O objetivo é evitar desperdício de alimentos em razão dos fechamentos temporários dos hotéis pelo isolamento social da Covid-19. A rede vai beneficiar as entidades parceiras que estão localizadas perto dos hotéis de Wish Serrano e Prodigy Gramado, em Gramado (RS); Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ); Marupiara by GJP, com entidade parceira em Recife (PE); Wish Foz do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) e Wish Hotel da Bahia, em Salvador (BA). Entre os itens colocados à disposição para doação estão: carnes de diversos tipos, farinha de trigo, tapioca, iogurte natural, achocolatado, água, refrigerante, leite em pó, lentilha, pão, sorvete, entre outros itens.
As unidades beneficiadas foram: São Martinho, no Rio de Janeiro (RJ), Fundação Irmã Dulce , em Salvador (BA), Instituto Batista Cristã , em Pernambuco (PE), Associação de Amparo aos Idosos de Foz do Iguaçu (PR), Lar de Idosos Maria de Nazaré e Sociedade Espírita Esperança, em Gramado (RS), além da Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver e o Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH).
O resort La torre All Inclusive, localizado na cidade de Porto Seguro (BA), doou cerca de duas toneladas de alimentos para asilos, aldeias indígenas e famílias de baixa renda na última quinta-feira (26). O objetivo da ação foi ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de quarentena do coronavírus.
Desde que foi anunciado a pandemia, a empresa já se planejava para uma possível crise no setor. Segundo o empreendimento, neste momento está sendo possível preservar a saúde dos colaboradores afastados, evitar demissões e ajudar pessoas carentes, devido ao planejamento e iniciativas que foram feitos para a área financeira se manter estável.
Em meio ao período de quarenta, a rede Slaviero Hotéis começou uma campanha de doação de alimentos para instituições que cuidam de pessoas em estado de vulnerabilidade. As equipes estão se revezando para que o transporte dos alimentos perecíveis que já estavam nos hotéis que foram fechados para conter o avanço do coronavírus aconteça o mais rápido possível. A expectativa para os próximos dias é que sejam entregues até 600kg de alimentos entre frutas, verduras e carnes. As instituições que receberão as doações foram selecionadas de acordo com as cidades em que a rede opera. Entre as beneficiadas estão a Associação Braços Abertos, em Florianópolis, e Casa Bom Pastor, em Blumenau (SC).
O Uxua Casa Hotel & Spa, localizado no distrito de Trancoso (BA), promove ações de distribuição de alimentos para pessoas carentes que estão em quarentena devido à pandemia do coronavírus. Sob supervisão da chef Ju Pedrosa e do nutrólogo Jullian Hamamoto, o restaurante do empreendimento distribuirá refeições para idosos que não podem sair de casa e crianças que estão sem acesso aos refeitórios das escolas. Além disso, o hotel está mantendo 80% dos funcionários em casa para protegê-los do vírus. A equipe que realiza a ação é acompanhada por um médico para ajudar na fiscalização das medidas preventivas, mantendo a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no projeto.
rede de hotéis Bourbon decidiu oferecer ao governo federal sua infraestrutura no combate ao novo coronavírus. A ideia dos representantes da rede é utilizar os hotéis espalhados por Brasil, Paraguai e Argentina como uma opção para ajudar na recuperação de quem for contaminado pelo vírus. A iniciativa é nacional, mas pode atingir em cheio as necessidades de falta de leito para pacientes nos hospitais das principais capitais do País. Os empresários da rede hoteleira entendem que podem ser mais efetivos nessa doação por já ter os quartos montados, esperando apenas pela adaptação dos aparelhos necessários aos enfermos.
1 Comentário
Comentários estão bloqueados.