Um capitão porteiro que rouba a cena no Pullman Ibirapuera

Por Vinícius Belo

A frase “a primeira impressão é a que fica” nunca foi tão atual para aqueles que chegam ao hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, situado próximo do Parque Ibirapuera e dos principais bairros empresariais da capital paulista. Check Hotels passou rapidamente pelo empreendimento que fica no número 515 da Rua Joinville, no bairro da Vila Mariana e conferiu as instalações do charmoso prédio que é administrado pela marca Pullman do grupo Accor. Para quem é como eu, apaixonado por metrópoles, se hospedar em hotéis da marca é quase que um casamento perfeito. Gosto da pegada cosmopolita que os hotéis e resorts Pullman possuem, todos de 4 ou 5 estrelas, mas confesso que no Ibirapuera foi diferente.

A minha primeira experiência com o hotel começou quando eu ainda estava dentro do carro, antes de descer do veículo eu admirava a estrutura moderna do prédio, seus vitrais, e mais adiante o largo sorriso de um capitão porteiro, que nunca me viu, não me conhecia, mas que mostrava um enorme entusiasmo ao ver que um novo hóspede estava para chegar. O carro para, ele abre a porta do meu veículo, me dá as boas vindas, e me pergunta duas ou três coisas simpáticas que ao redigir essa experiência não consigo me recordar. Nasceu ali um afeto da minha pessoa com aquele lugar.

A profissão “Capitão Porteiro” julgo ser uma das mais importantes de um negócio. Este profissional é visivelmente o anfitrião de um hotel. Ele que tem o primeiro contato com os hóspedes, recebendo-os com um caloroso sorriso – em geral quando praticado -, sendo acolhedor e com uma apresentação pessoal impecável. Seu nome é Anilton, ele preenche todos os requisitos acima, e supera com tamanha atenção, generosidade e amor pelo uniforme que carrega. Não gosto de deixar pessoas interessantes passar, por isso, aqui vai um bate-papo com ele, que tem 47 anos e que trabalha há mais de 21 no prédio.

Anilton. Capitão Porteiro do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Check Hotels
Anilton. Capitão Porteiro do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Check Hotels

Em tempo, o hotel conta com uma estrutura completa para reuniões, eventos, e oferece um salão bem equipado para locação. Com fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas, reúne design e sofisticação em quartos e suítes amplas e confortáveis, ar-condicionado e Wi-Fi. Possui  também uma academia, além de piscina e o SPA by Shishindo.

CH: Qual o segredo pra ter esse sorriso e simpatia que encanta o hóspede antes mesmo de descer do carro?

Anilton: O segredo de cativar o hóspede é a simpatia. Isso vem de dentro, é coisa minha, porque eu gosto muito do ser humano e gosto de receber e gosto de ver aquele momento do hóspede descer no hotel já se sentindo importante com a minha receptividade se sentindo assim: “puxa eu já cheguei estou tão bem recebido imagina como será minha hospedagem” isso já causa aquele impacto no cliente de curiosidade de saber como vai ser sua experiência, e também adoro ver a cara de satisfação do cliente/hóspede.

CH: Relembre por favor a experiência que teve com um hóspede que era diretor de uma grande companhia e que ele te usou como exemplo em um grande congresso?

Anilton: A experiência com o  Senhor Nélio, um antigo executivo que já não o via há uns 15 anos. Ele chegou ao hotel e reconheci ele, é um senhor que há anos atrás foi presidente de uma grande empresa que chegou ao Brasil,  a Renault e os executivos dessa companhia ficaram por muitos anos no hotel com suas famílias, às vezes. Nunca me esqueci dele, há pouco tempo ele chegou no hotel um dia de tarde depois muito trabalho, eu abrir a porta do veículo e me deparei com ele dei boa tarde! ”Boa tarde, Seu Nélio seja bem-vindo!”. Fiz aquele protocolo de recebimento e com muito carinho porque foi muito bom revê-lo ele me abraçou e aí perguntei como é que estavam os filhos dele e ele ficou impressionado que depois de 15 anos ele aparece, eu ainda o reconheço e ainda pergunto por sua família. Foi um momento mágico. Depois ele  tirou uma foto nossa juntos e hoje faz as suas palestras com a nossa foto. Dias atrás teve um congresso do Pão de Açúcar no hotel no qual, por coincidência, ele foi o palestrante. Ele foi até o meu posto e pediu para eu subir na sala e me apresentar, foi um dos melhores momentos da minha vida. Na sala tinham mais de 100 pessoas e a minha foto estava no mural, ele falou de mim e todo mundo me aplaudiu de pé. Falei um pouco de como ser feliz, que para ser a pessoa que sou hoje tem que ter uma família boa e base, felicidade e saúde.

CH: Como é isso, receber pedidos de hóspedes pelo celular? Isso não é ir além do serviço de capitão porteiro?

Anilton: Quanto aos pedidos do hóspedes via telefone, para mim não é ir além. E sim fazer com imenso prazer se o cliente  pede é porque ele gosta do nosso hotel e confia na minha pessoa. Acho fantástico.

CH: Na sua opinião, qual o diferencial do Pullman SP Ibirapuera? 

Diferencial do Pullman: sabe a localização, as acomodações também são muito boas, nós temos um excelente café da manhã temos pessoas bem treinadas para trabalhar, então isso tudo é o nosso diferencial. Também temos um bom restaurante comandado pelo chef Jean-Christophe com um bom almoço e um bom jantar, com atrações durante a semana. Então eu creio que causa uma boa imagem para o nosso hóspede. É um hotel alegre e um ambiente gostoso, familiar.

CH: Como você clássica o hóspede Pullman?

Anilton: Exigentes e cheios de expectativa. Muitos habitués que acabam se aproximando e nos divertimos.

CH: Conte rapidamente sua experiência na hotelaria.. por onde já passou…

Anilton: Minha vida na hotelaria é praticamente no Pullman. Estou há 21 anos, vim de outro hotel no qual era funcionário terceirizado. Me deram essa oportunidade aqui e sempre irei honrá-la.

CH: Nasceu em São Paulo?

Anilton: Nascido na Bahia . Uma pequena cidade chamar Iguaí, uma bela terra. A qual pretendo voltar um dia pra desfrutar das mais de 100 cachoeiras.

CH: Fala idiomas? Se sim, quais?

Anilton: Não sou fluente, mas consigo me comunicar em inglês e arriscar um “portunhol”

CH: Este seu carisma e afinidade com os hóspedes já despertou ciúmes?

Anilton: Nunca parei pra olhar ou perceber isso. Mas, além do hóspede eu tenho um grande carinho por todos que trabalham junto comigo, o amor pelas pessoas sempre prevalecerá.

Vinicius Belo no Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Check Hotels
Vinicius Belo no Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Check Hotels
Lobby do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Divulgação
Lobby do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Divulgação
Fachada do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Divulgação
Fachada do Pullman São Paulo Ibirapuera | Foto: Divulgação

Assine a nossa Newsletter!

© COPYRIGHT 2024 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CHECK HOTELS